Se tem uma coisa que eu vejo com frequência é gente que precisa de um psiquiatra, mas tem um medo danado de marcar consulta. E eu entendo. Para muitos, psiquiatra ainda parece aquele médico misterioso que fica escondido num consultório escuro, rodeado de livros empoeirados e pronto para diagnosticar qualquer um com algo aterrorizante. Mas calma lá.
🔹Primeiro: psiquiatra não lê mentes 💭.
Se lêssemos, a vida seria bem mais fácil (e os atendimentos, bem mais rápidos rs 😅).
🔸Segundo: não temos um bloquinho mágico de receitas que transforma qualquer emoção em comprimido. Nosso trabalho é entender o que está acontecendo e te ajudar a se sentir melhor — não transformar você em um robô sem sentimentos!
Muita gente adia a consulta porque acha que “não está tão ruim assim” ou porque “dá para aguentar mais um pouco”. Mas a verdade é que a saúde mental não melhora no grito, nem na força do ódio! Se sua mente está te dando sinais de que algo não vai bem, ignorá-los só adia o inevitável!
E antes que alguém pergunte:
“Mas e se eu for no psiquiatra e ele achar que eu sou louco?”
A resposta é simples — não existe esse negócio de “louco”.
Existe sofrimento mental, que pode ter várias formas e intensidades.
E existe tratamento para isso.
No fim das contas, procurar um psiquiatra não significa que você está fraco, dramático ou “se entregando”. Significa que você está fazendo algo por você. E se tem uma coisa que eu posso garantir, é que cuidar da sua saúde mental é uma das decisões mais inteligentes que você pode tomar.
Comentarios