Diagnóstico psiquiátrico: liberta ou aprisiona?
- Dr. Robson Miranda Costa
- 1 de abr.
- 2 min de leitura
É muito difícil quando você sente uma dor, mas não sabe nem a causa e nem como chamar aquilo. Nesse sentido, conseguir nomear pode trazer certo alívio, pois por mais terrível que seja o nome, ao menos tem um nome. Não é mais o que chamamos de "terror sem nome", ao qual nossa imaginação pode atribuir qualquer coisa.
⠀
Mas quando se trata de doenças psiquiátricas as coisas se complicam, seja por conta dos muitos preconceitos envolvendo os diagnósticos, ou pelo medo de descobrir que se está enlouquecendo.
Outro aspecto é que tudo na vida do paciente passa a ser justificado porque ele tem um diagnóstico psiquiátrico, porque ele é louco e quem confiaria ou acreditaria em um louco?

⠀
Por esse motivo que acho tão complicado sair batendo o martelo e dando diagnósticos psiquiátricos cheio de certezas. Como podemos ter tanta certeza de um diagnóstico que não possui nenhum marcador biológico?
⠀
Além disso, é muito comum que pacientes que tratam de doenças psiquiátricas há muitos anos acabem se resumindo a um diagnóstico, um CID, uma porção de remédios que já fez uso, as várias falhas no tratamento, muitos psiquiatras... é uma "via crucis", entendo, de verdade! Há a história de uma dor real a ser contada. Mas defendo que aquele ser humano ao qual estou tratando é mais do que a doença, ele também é composto das relações que estabeleceu, das decepções que teve, dos sonhos não concretizados, dos sorrisos despretensiosos, de chuvas e arco-íris, de lágrimas e alvoradas. Como todos nós, também humanos.
⠀
Ser aprisionado por um diagnóstico psiquiátrico é negar a complexidade própria do ser humano, e consequentemente negar parte da nossa humanidade. É cruel, independente se vem de dentro para fora ou de fora para dentro. Se fomos nós que nos aprisionamos ou o outro. Mas peço para que sempre nos lembremos que "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é", como Caetano traduziu divinamente a existência humana.
📍 Dr. Robson Miranda Costa
SP 161745 / RQE 65782
💻 Consulta online (telemedicina)
🔗 Link na bio
📍 Atendimento presencial - Ribeirão Preto
🏢 Av. Braz Olaia Acosta 1.900, Ed. Prime Office, sala 608
📱 (17) 99116-6086
Comments