Como saber se a minha ansiedade está exagerada?
- Dr. Robson Miranda Costa
- 26 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de mar.
Entendendo o psiquiatra como o médico do sofrimento mental, sempre penso que uma boa medida para saber se algo está exagerado, seja ansiedade, a tristeza, o medo, é o grau de sofrimento envolvido.
Podemos entender esse sofrimento como uma dor psíquica. E uma das funções da dor é justamente nos alertar que algo não vai bem, precisa ser cuidado.
A ansiedade exagerada nos deixa em um estado de atenção e vigilância constantes, é uma sensação de que algo ruim irá acontecer a qualquer momento. Não há descanso, há medo. A mente não para, fica constantemente imaginando os desfechos mais horrendos para as nossas preocupações. Tentamos não pensar, mas o danado do pensamento volta, teimoso.
Como é que se dorme nesse estado? Noites e mais noites de insônia.
E o apetite? Há aqueles que perdem completamente a fome, já outros comem tudo o que veem pela frente. Não existe um meio termo.

Se esses sinais ainda não forem o suficiente, a ansiedade ganha uma dimensão física. É uma mão invisível que aperta seu coração, acelera os batimentos, revira seu estômago e te deixa tremendo. E dependendo da intensidade, você acredita que chegou a sua hora, que irá morrer.
Esses sintomas das doenças ansiosas, que tentei descrever da forma mais poética e verosímil, nos fazem muito mal, atrapalham nossa vida em todos seus aspectos, como o familiar e o laboral. Nossa vida fica restrita a um emaranhado de medos, e tememos não haver solução.
Se isso estiver acontecendo com você, saiba que existe uma boa notícia: transtornos de ansiedade têm tratamento. E geralmente eles respondem muito bem ao tratamento medicamentoso. É como se tirasse um peso enorme das costas e com frequência eu escuto "porque eu não procurei ajuda antes?".
Ao meu ver, essa é a verdadeira missão do psiquiatra: tratar o sofrimento mental e promover melhora na qualidade de vida das pessoas.

Dr. Robson Miranda Costa
SP 161745/RQE 65782
🖥Consulta online (telemedicina)
Atendimento presencial
📍Ribeirão Preto
Av. Braz Olaia Acosta 1.900, Ed. Prime Office, sala 608
📱Telefone:
(17) 99116-6086
Comments